Dados do Trabalho
Título
GLAUCOMA NO BRASIL: PERFIL EPIDEMIOLOGICO DE CASOS DURANTE O PERIODO ENTRE JANEIRO DE 2017 A NOVEMBRO DE 2022
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação do perfil epidemiológico das internações de indivíduos por glaucoma no Brasil no período de janeiro de 2020 a novembro de 2022.
Método
Realizou-se um estudo descritivo, retrospectivo e quantitativo com base nos dados secundários fornecidos pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Departamento de informática do SUS (DATASUS). As informações coletadas foram armazenadas e tabuladas no programa Microsoft Office Excel™.
Resultado
Entre os 35.548 casos encontrados após análise do período avaliado, destaca-se que a faixa etária mais acometida é de 60-69 anos de idade, sendo equivalente (30,73%) da população afetada. Os anos de 2019, 2021 e 2022 como mais incidentes, com 6.683, 6.388 e 7.056 casos, respectivamente. Ademais, foi identificado que pardos (34,78%) e pacientes do sexo masculino (82,14%) são as variáveis epidemiológicas mais acometidas. Após avaliação dos casos notificados, notou-se que 13 casos evoluíram para óbito.
Conclusão
O Brasil apresenta uma significativa quantidade de casos de glaucoma ao longo dos anos estudados, observando um pico no ano de 2022. Foi observado que a doença atingiu, predominantemente, o intervalo de 60 a 69 anos de idade, ou seja, com maior incidência entre os idosos, com destaque para a população parda e do sexo masculino. Ademais, apenas 0,03% dos casos apresentaram evolução a óbito, evidenciando que são necessários estudos que possam analisar as variáveis socioeconômicas e demográficas em relação a essa taxa para achados mais conclusivos sobre a variável em questão.
Arquivos
Área
Glaucoma
Autores
JOSE WILKER GOMES DE CASTRO JUNIOR, LUCAS SALES OLIVEIRA, LUIZA LAMARTINE NOGUEIRA ARAUJO, MANOELA LEÃO SERENI MURRIETA, NICOLLE CRESPO GRANDI, LOUISE ARAUJO JASSÉ SANTOS, THIAGO AUGUSTO CECIM SALES, GIULIA LINS REMOR, YAN LUCAS CASTRO DE CASTRO