Dados do Trabalho


Título

ANALISE MULTIMODAL DE POSSIVEL LINFOMA VITREORRETINIANO SECUNDARIO ASSOCIADO A LESAO EM FOSSA NASAL

Objetivo

Relatar um caso de provável linfoma vitreorretinina (LVR) secundário associado a lesão em fossa nasal com avaliação multimodal.

Relato do Caso

Paciente do sexo masculino, 71 anos, hipertenso e com passado de linfoma não-hodgkin em cavidade pelvica tratado há 8 anos, admitido com queixa de baixa de acuidade visual (AV) em ambos os olhos há cerca de 9 meses. Ao exame oftalmológico, o olho direito (OD) apresentava AV com correção de 20/30 e fundoscopia com lesões hipocromicas em periferia temporal inferior com turvação vitrea. Já o olho esquerdo (OE), AV com correção de 20/50 e fundoscopia com lesões hipocromicas elevadas em periferia temporal e turvação vítrea. Ambos com tonometria e biomicrocopia dentro da normalidade. Á ultrassonografia ocular, presença de processo inflamatório importante vítreo e sub-hialóideo em ambos os olhos, caracterizando vitreíte bilateral. O paciente apresentou sorologias infecciosoas negativas, sendo posteriormente submetido a vitrectomia posterior (VVPP) em OD com coleta vitrea, tendo resultado de análise do material negativo para cultura, bacterioscopia e pesquisa de fungos. Cerca 4 meses após o procedimento, o paciente apresentava em OD AV com correção de 20/25 e lesões placoides elevadas subrretinianas, amareladas temporal inferior, alem de lesões multifocais. Já o OE, apresentava-se com AV com correção de 20/40 parcial e vitreíte de 3+/4+. Á tomografia de coerência óptica de mácula (OCT) estrutural do OD, presença de granularidade na retina externa, banda hiperrefletiva cruzando a retina, irregularidade do EPR associada a descolamentos do EPR (DEPs) pequenos e DEP maior com conteúdo hiperrefletivo sub-epitélio pigmentado (sub-EPR). Já o OCT do OE, presença de celularidade no vítreo e em hialóide. O paciente foi submetido a coleta de material vitreorretiniano em OE para biópsia. Diante do quadro, foi levantada a hipótese diagnostica de provável linfoma vitreorretiano

Conclusão

Destacamos a importância do estudo multimodal para diagnóstico e seguimento dessa patologia de grande relevancia e impacto na morbimortalidade.

Área

Tumores

Autores

MARIA LUISA BORGES RORIZ DANTAS, ISABELA MOTA, JULIANA GOMES, MICHELLE GANTOIS