Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLINICO E EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES SUBMETIDOS A CERATOPLASTIA EM SERVIÇO DE REFERENCIA EM OFTALMOLOGIA NA BAHIA

Objetivo

Averiguar as principais indicações, finalidade, técnicas do transplante de córnea e complicações pós operatórias em pacientes submetidos a transplante de córnea em um centro oftalmológico terciário na cidade de Salvador/BA.

Método

Trata-se de um estudo observacional, analítico de corte transversal, baseado em dados secundários disponíveis nos prontuários médicos de pacientes submetidos a transplante de córnea em hospital oftalmológico de referência, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2020. Os dados coletados foram: idade, sexo, indicação, finalidade e técnica do transplante e intercorrências pós-transplante.

Resultado

No período analisado, 568 pacientes realizaram ceratoplastia, sendo incluídos no trabalho 134 devido a incompletude dos dados. Desses, a média de idade da amostra foi de 55 anos (+/- 20), com prevalência do sexo masculino, 54,5%.
Na análise comparativa entre as idades, a maioria dos pacientes, 35,1% apresentou idade entre 41 e 65 anos, seguido por pacientes entre 66-80 anos 34,3%, 0-21 anos 11,9%, 22-40 anos 11,2% e mais de 80 anos 7,5%.
Quanto à finalidade do transplante 82,8% foi óptico e 17,2% tectônico. Dos quais a técnica mais utilizada foi do tipo penetrante 85,1%, seguido pelos lamelares do tipo DALK 5,2%, DMEK 5,2% e DSEK 2,2%, além dos patchs corneanos 2,2%.
Em relação à indicação, a principal causa foi a ceratopatia bolhosa 16,4%, seguida pelas úlceras infecciosas 14,9% e o ceratocone 11,9%.
Dos transplantes realizados, 15,7% tiveram falência primária, dos quais 47,6% foram realizados re-transplantes. Quanto à taxa de rejeição, 17,9% foram acometidos no primeiro ano, sendo o tipo endotelial o mais prevalente. O tratamento com desmame de corticoide foi utilizado em todos os casos e desses 16,7% tiveram melhora do quadro.

Conclusão

Diante dos dados apresentados, o trabalho apresentado reforça os resultados da literatura nacional. No entanto, se mostra de suma importância para o conhecimento e avanço da ceratoplastia na Bahia, considerando a escassez de dados na literatura sobre esse tema no estado.

Arquivos

Área

Córnea

Autores

MARIA CLARA ANDRADE TELES DA SILVA, CIRO DE FRANÇA COIMBRA ROCHA, RAISSA MIGUEZ DE SANTANA, FERNANDA PEDREIRA MAGALHÃES